quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Jaguars on the move: modeling movement to mitigate fragmentation from road expansion in the Mayan Forest

Autores: F. Colchero, D. A. Conde, C. Manterola, C. Chávez, A. Riveira & G. Ceballos

Este artigo aborda o impacto das estradas na circulação dos carnívoros e no habitat desses animais. A construção de estradas interfere no bioma, primeiro porque reduz o habitat natural dos animais selvagens e segundo porque aumenta o isolamento populacional. Por outro lado pode causar um declínio na população dos grandes carnívoros principalmente porque promove o acesso nas florestas pelos caçadores ilegais e pela colisão dos animais com os veículos.

Os objetivos desse estudo são encontrar soluções que possam minimizar os efeitos das estradas que atuam como barreiras para a circulação dos animais e facilitar a movimentação destes em seu habitat.

O estudo em si consiste em uma avaliação da eficiência das passagens já existentes e na identificação de locais mais apropriados para a construção de novas passagens.

O local do estudo foi escolhido devido a uma expansão das vias rodoviárias que atravessam a Reserva de Calakmul. Essa região está situada na península de Yucatán no México sendo uma área da floresta subtropical de Mayan considerada como o hotspot Mesoamericano e também é um local de preservação das onças da espécie Panthera onca.

Foi criado um modelo Bayesian de hierarquia do movimento a partir de dados de dois períodos de 12 meses obtidos por telemetria e um GPS. O modelo estima a probabilidade de movimentação da onça de uma paisagem até outra, segundo as seguintes características: vegetação, proximidade com estradas e densidade populacional humana.
Foram utilizadas onze onças para estimar essa probabilidade sendo sete fêmeas e quatro machos (cinco foram identificadas por colares de radiotelemetria e as outras
seis por colares com GPS).

Os resultados mostram que as onças evitam se movimentar próximo às estradas, mas esse dado é maior entre as fêmeas evidenciando que os machos atravessam as estradas mais do que elas. As fêmeas se restringem aos seguintes locais: na porção leste das estradas atravessando principalmente a faixa da rodovia Escárcega-X-pujil, nas maiores áreas de proteção florestal e nas regiões que contém recursos para a criação de seus filhotes.
Uma maior densidade populacional humana está associada a um declínio de carnívoros na região.
As fêmeas evitam até as áreas de menor população humana, porém os machos tendem a se movimentar na proximidade das altas densidades populacionais.

A suscetibilidade de encontrar um animal varia de acordo com a densidade da estrada e o tráfego. Foi encontrado um local onde há 90% de movimentação entre ambos os sexos, é uma seção de 1 km onde a travessia é preferida pelos animais, e considerado uma área interessante para a construção da passagem.

Esse estudo engloba um contexto internacional para proteger as onças e seus habitats e incentivar o Panthera Corridor Initiative. Essas análises contribuem para a eficiência das passagens e a conservação do bioma da região.


Publicação do artigo: 12 de setembro de 2010