terça-feira, 9 de março de 2010

Resenha do artigo: “Living on the edge: roads and edge effects on the small mammal populatinos.”


Fuentes-Montemayor, E., A.D. Cuarón, E. Vázquez-Domínguez, J. Benítez-Malvido, D. Valenzuela-Galván & E. Andresen. 2009. Living on the edge: roads and edge effects on small mammal populations. Journal of Animal Ecology 78: 857-865.

As estradas podem exercer efeitos de barreira em populações de animais, assim como favorecer a colonização em, algumas delas. O artigo nos mostra os efeitos das estradas nas populações de dois roedores na Ilha de Cozumel (México). Sendo bom salientar que os efeitos não afetam apenas os indivíduos em si, mas também a relação social que esses indivíduos tem com os outros da mesma espécie ou outra diferente.


Estrutura do artigo: O artigo inicia fazendo um resumo do que será discutido ao longo do texto. A seguir é feita uma introdução sobre o assunto, mostrando quais são os possíveis efeitos causados pelas rodovias nas populações dos roedores. Depois disto são fornecidos os materiais e métodos, deixando claro o procedimento e o delineamento experimental para realização da pesquisa. Em seguida foi feito uma análise dos dados obtidos, e para finalizar, fez-se uma análise estatística a fim de comprovar os resultados e tirar conclusões.


Conteúdo do artigo: Estradas são estruturas que causam diversos efeitos sobre as populações animais, assim como evasão de local por perturbação sonora, evasão por poluição, atropelamento, entre outros. O que ainda não se tinha idéia é que as estradas causam vários efeitos sociais na população desses indivíduos. Ou seja, indivíduos de maior massa podem ocupar os espaços privilegiados no interior da floresta e obrigar indivíduos menores (por exemplo, os jovens) a abrigar locais menos favorecidos como as bordas das estradas, que estão mais suscetíveis aos efeitos negativos das rodovias.
      O estudo se deu basicamente por demarcação de diferentes áreas e captura de indivíduos de duas espécies de roedores: Oryzomys c. cozumelae e Reithrodontomys spectabilis. Para cada indivíduo capturado foi feita uma minuciosa inspeção registrando o peso, o sexo, a idade e o estado reprodutivo.
       Analisando os dados foi possível constatar que O. c. cozumelae possui uma tendência de maior abundância global perto das margens das estradas, pois a obtenção de alimento por esta espécie se torna mais facilitada nessa área. Já a espécie R. spectabilis mostrou comportamento inverso, habitando mais as áreas do interior da floresta, isso sugere uma preferência por habitats menos perturbados. O. c. cozumelae se distribuiu de acordo com sua idade e sexo: a proporção de adultos e machos foi maior no interior do que próximo das bordas, enquanto que os jovens e fêmeas foram mais abundantes próximo das bordas. A distribuição de R. spectabilis foi relacionada a sua idade e condição reprodutiva, mas não ao sexo. A proporção de adultos foi significativamente maior nas bordas (cantos), enquanto que os jovens foram apenas capturados em quadrantes do interior e com apenas um canto. A proporção de indivíduos reprodutivos foi maior nas bordas do que no interior, enquanto que as fêmeas reprodutivas estavam apenas presentes nas bordas.
        Foi possível demonstrar com esse estudo que as estradas podem influenciar de maneira diferente as diversas espécies de animais, sendo assim, necessário todo o cuidado para reduzir ao máximo o estresse causado por uma estrada.


Leonardo Beltrão Barszcz
Acadêmico do curso de Bacharelado e Licenciatura em Ciência Biológicas da Universidade Federal do ABC (UFABC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário