domingo, 27 de março de 2011

Volume Sem Estradas: uma medida do efeito das estradas na paisagem

O grau de perturbações geradas pelas estradas vai depender do volume, tipo e densidade do tráfego circulante, e da proximidade entre floresta e rodovia.[2] O volume sem estradas ( RV- roadless volume), é calculado através do DTR (Horizontal distance to nearest road), que leva em conta a distância da estrada mais próxima. O RV é a integral dupla do DTR, sobre a região considerada, ou seja, é o volume abaixo do gráfico que tem como altura, a função DTR. Podem ser produzidos diferentes RV, para rodovias de mesmo tamanho, pois este leva em conta a distância em relação a outras rodovias, e não apenas o comprimento desta. Veja os exemplos abaixo.[3]


Fig 3. Map of by country in the conterminous United States. DTR legens classes are of aproximately equal area, and color rendering closely folows area-adjusted county rank.[2]


Fig.4. Per capita RV by county for the conterminous United States. Legend classes are of aproximately equal area, and color redering closely follow area-adjusted county rank.[2]


Diversos estudos trazem como resultado o aumento do RV e em, consequência o aumento de animais silvestres em regiões com alto RV.[1] A métrica de paisagens RV, não aborda diretamente a relação entre a paisagem e os processos ecológicos com fragmentação de habitat e conectividade de paisagens.


Fig 5. Duas paisagens teoricamente fragmentadas por estradas. A paisagem da esquerda tem maior conectividade ( menor fragmentação) do que a paisagem da direita. No entando o RV calculado para a paisagem menos conectada ( da direita) é menor que o RV para a outra paisagem, o que é contra-intuitivo.[4]



Referências bibliográficas:
[1] Chen, Xiongwen; Roberts, Kathleen A. "Roadless areas biodiversity: a case study Alabama, USA. [2]Watts, Raymond D; et al."Roadless space of conterminous United States". [3]Shiliang,Liu; Yuhong, Dong."Estimating the cumulative effects of different roads using roadless volume index-a case study in Yunnang province". [4]Girvetz, Evan; et al. 'Comment on "roadless space of conterminous United States"'






Nenhum comentário:

Postar um comentário