domingo, 22 de novembro de 2009

O que é Ecologia de Paisagens?


Resenha do Artigo: “O QUE É ECOLOGIA DE PAISAGENS?”

METZGER, J.P. 2001.. O que é ecologia de paisagens? Biota Neotropica, 1(1/2): 1-9.
http://www.biotaneotropica.org.br/v1n12/pt/abstract?thematic-review+BN00701122001

No artigo “O que é ecologia de paisagens”, o autor Jean Paul Metzger aborda as principais definições de Ecologia de Paisagens que são utilizadas para definir esta nova área de conhecimento dentro da Ecologia. Dentre elas são abordadas as definições mais utilizadas como a abordagem Geográfica (que estuda a influência do homem no meio geográfico) e a abordagem Ecológica (estuda a importância do contexto espacial sobre os processos ecológicos), comparando e propondo uma forma de integrar as duas abordagens da Ecologia de Paisagens.

Estrutura da Obra

O artigo através de suas seções nos apresenta de maneira clara os conceitos já existentes e utilizados na área de Ecologia de Paisagens. As seções são divididas em tópicos nos quais os conceitos são individualmente definidos e posteriormente relatados suas diferenças e semelhanças para integrá-los. O texto através de aproximadamente nove (09) páginas aborda várias teorias e conceitos utilizados dentro da área de Ecologia de Paisagens e nos aponta maneiras para poder integrá-los em busca da formação de um conceito que possa abranger de maneira mais generalista o que seria Ecologia de Paisagens.

Conteúdo do Artigo

A área de Ecologia de Paisagens ainda não tem definições prontas, pois há inúmeras visões e conceitos que divergem entre si impossibilitando a formulação de um conceito único. Dentro da área de Ecologia de Paisagens há duas frentes de pensamentos que se destacam, que é a abordagem geográfica e a abordagem ecológica.
A abordagem geográfica teve início com Carl Troll e por pesquisadores que eram essencialmente geógrafos. Consequentemente esta área teve muita influência da geografia humana, fitossociologia e da biogeografia. A abordagem geográfica tem como objeto de estudo o planejamento da ocupação territorial, o estudo de paisagens modificadas pelo homem e a análise de áreas espaciais. Troll define paisagem como “a entidade visual e espacial total do espaço vivido pelo homem”.
Na década de 1980 influenciada por biogeógrafos, teve origem a abordagem ecológica, que utilizou de recursos como: imagens de satélites e da facilidade de tratamento de imagens através de computadores. A abordagem ecológica da maior ênfase às paisagens naturais, utiliza a aplicação de conceitos da Ecologia de Paisagens em busca da conservação e manejo da diversidade biológica.
Para integrar as duas abordagens, o autor define paisagem como um mosaico heterogêneo formado por unidades interativas, sendo esta heterogeneidade existente para pelo menos um fator, segundo um observador e numa determinada escala de observação.

Recomendação

Este artigo é recomendado para pessoas interessadas na área de ecologia em geral, mas principalmente para as pessoas que tem interesse na área de ecologia de paisagens e ecologia de estradas.


Sobre o Autor
Jean Paul Metzger é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Ecologia e doutorado em Ecologia de Paisagens pela Universidade Paul Sabatier de Toulouse. Trabalha como docente na Universidade de São Paulo e membro da “International Association For Landscape Ecology”, presidente da seção brasileira desta associação. É editor de quatro revistas (Biological Conservation, Landscape Ecology e Natureza e Conservação), e também é assessor de diversas revistas e fundações de apoio à pesquisa. Tem experiência na área de Ecologia de Paisagens e Conservação, com ênfase no estudo de paisagens fragmentadas da Mata Atlântica, atuando principalmente com temas relacionados à conectividade biológica.

Melissa Lemos dos Santos
Acadêmica do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do ABC (UFABC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário