Forman, R. T. T.; Alexander, L. E. 1998. Roads and their major ecological effects. Annual Reviews in Ecology & Systematics 29: 207-231.
- A densidade de estradas está crescendo lentamente, enquanto a taxa de Km/Veículo está crescendo rapidamente.
- Principais fatores que afetam os processos dos corredores são a largura, conectividade e intensidade de uso.
- Há cinco principais temas: 1) margem de estradas adjacentes; 2) efeitos de estradas e veículos nas populações de animais; 3) fluxos de água, sedimentos e produtos químicos; 4) rede rodoviária; 5) política e planejamento de transporte.
- As margens de estradas contem riqueza relativamente elevada de espécies vegetais, predominando espécies tolerantes a perturbações (ex. espécies exóticas).
- A propagação de plantas pode ser favorecida pelas rodovias.
- Espécies lenhosas são plantadas na margem das estradas para diminuir a erosão.
- Faixas de vegetação nativa nas margens da estrada são valiosas como reservatórios de diversidade biológica.
- Quanto menos se corta a vegetação, mais espécies de pequenos mamíferos, répteis, anfíbios e insetos são encontradas.
- Os atropelamentos passaram a ser a principal causa de morte de animais, ultrapassando a caça.
- Altos níveis de atropelamentos foram diagnosticados, onde antes eram rotas principais de circulação de animais.
- Com exceção de espécies raras, atropelamento tem efeito mínimo na dimensão da população.
- Os ruídos de tráfego parecem ser as principais causas de evasão de animais na margem de estradas, seguidos por perturbações visuais e poluentes.
- Quanto mais perto da rodovia, menor a densidade de pássaros nos Países Baixos.
- Pássaros canoros são muito sensíveis a ruídos.
- Perda auditiva, desequilíbrio hormonal, são os principais distúrbios causados por ruídos.
- Perturbação visual e poluente tem uma curta distância de evasão em comparação a ruídos de trafego.
- Estradas servem como barreiras para travessia de animais.
- A passagem de coleópteros (besouros) é bloqueada por estadas tão estreitas como 2,5 m de largura.
- Largura e densidade de trafego são os principais determinantes do efeito barreira.
- Aumento do efeito barreira diminui os atropelamentos, mas acentua os problemas das populações pequenas (isolamento e queda da diversidade genética).
- Fluxos de água podem ter efeitos físicos ou químicos nos ecossistemas aquáticos, alterando a paisagem.
- Grande escoamento de água relacionado com estradas pode aumentar as taxas e a extensão de erosão.
- A freqüência de inundação está relacionada com a percentagem de cobertura de estrada em uma bacia hidrográfica.
- Volume de produção de sedimentos de uma estrada depende da oferta e da capacidade de transporte de sedimentos.
- Faixas de proteção entre estradas e rios tendem a reduzir que sedimentos cheguem aos rios.
- Boa localização das estradas pode ser uma boa estratégia para evitar a sedimentação nos rios.
- Transportes de substâncias químicas são transportados por escoamento de água das tempestades.
- Sal de descongelamento e metais pesados são os principais poluentes estudados em escoamento de estradas.
- Acumulação de sódio nos solos altera a estrutura e afeta o crescimento de plantas.
- Concentrações altas de chumbo foram encontradas em tecidos de mamíferos.
- Mortalidade de peixes tem sido relacionada com elevadas concentrações de Al, Mn, Ca, Fe ou Zn.
- Vegetação terrestre é mais resistente aos impactos de estradas.
- Estradas conduzem ao desenvolvimento, ou desenvolvimento conduz a estradas?
- Principais impactos ecológicos incluem: interrupção de processos de paisagem, perda de biodiversidade, interromper fluxo de água subterrâneo.
- Corredores de fauna restabelecem a conectividade da natureza.
- Estradas têm o maior impacto no processo de transformação do terreno.
- Densidade de estrada de aproximadamente 0,6 Km/ Km2 parece ser o máximo para uma paisagem natural sustentar populações de grandes predadores.
- Os efeitos das rodovias são sensíveis a sua largura, densidade de tráfego e conectividade de rede.
- A maioria das estradas existentes foi construída antes da explosão do conhecimento ecológico, e muitas estão mal localizadas ecologicamente.
- Túneis são criados para passagem de animais a fim de minimizar os efeitos prejudiciais das rodovias.
- A zona de efeito da estrada é a área ao longo da qual se estendem significantes efeitos ecológicos. Essa área se estende para fora de uma estrada e normalmente muitas vezes maior que a superfície da estrada.
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