domingo, 22 de novembro de 2009

Roads and Their Major Ecological Effects


Resenha do Artigo: Roads and Their Major Ecological Effects

Forman, R. T. T.; Alexander, L. E. 1998. Roads and their major ecological effects. Annual Reviews in Ecology & Systematics 29: 207-231.

No artigo “Roads and their major ecological effects”, os autores Richard T. T. Forman e Lauren E. Alexander abordam o assunto sobre a ecologia de estradas mostrando principalmente os efeitos ecológicos causados por estradas na Austrália, Holanda e EUA. Entre esses efeitos ecológicos, são retratados pelos autores a questão da mortalidade da flora e da fauna,além de danos ambientais que podem ser causados pelo transporte de produtos químicos etc.

Estrutura do Artigo

O artigo “Roads and their major ecological effects” nos mostra de maneira clara, através de suas seções quais são os principais efeitos ecológicos causados por estradas na Austrália, Holanda e EUA. Através de aproximadamente suas 25 páginas, os autores explicam e detalham certas situações de exposição do meio ecológico devido a construção de estradas que podem alterar o ecossistema da região.

Conteúdo do Artigo

Uma enorme rede de estradas ramifica a Austrália, Holanda e EUA, e esse enorme número de estradas acaba sendo responsável por criar barreiras no meio ecológico, o que causa uma grande mortalidade de animais e vegetais, além de danificações ao solo.
Quando ocorre a construção de uma estrada, esta acaba se tornando uma barreira ou um filtro para diversas espécies de animais. Esta barreira acaba afetando todas as espécies animais, seja ela um inseto ou um mamífero. Estes não procuram atravessar as estradas devido a sua largura, o movimento de veículos, o ruído provocado pelos mesmo, o material pelo qual a estrada é feita afasta os anfíbios etc.
O efeitos das barreiras tende a criar metapopulações, ou seja, sub-populações com fluxo gênico reduzido, ou populações pequenas isoladas. Isso pode favorecer a extinção de uma população pequena, a alteração genética da população e o impedimento de recolonização na área.
Existem muitos animais que não se sentem acuados em relação as estradas, e isso acaba ocasionando uma grande mortalidade dos animais, muitas vezes ocasionando uma diminuição significativa da população local da espécie. E não é só espécies animais que sofrem com a mortalidade nas estradas, muitas espécies vegetais são altamente prejudicadas, podendo por muitas vezes causar distúrbios ecológicos em toda região, ou até a própria extinção da mesma.
Outro fator grave ocasionado pela construção de estradas, são os sedimentos que são depositados no solo pelo fluxo de automóveis, estes que muitas vezes podem ser químicos, modificando toda a estrutura e as características do solo de determinada região, prejudicando espécies animais e vegetais.
Por conseguinte, a construção de estradas prejudica não só a região aos arredores da estrada, mas um espaço muito mais abrangente. Por isso, a construção de estradas tem que necessariamente ser feita com muito planejamento, visando diminuir os danos causados por esta no meio ecológico.
Na minha opinião, acredito que no Brasil um melhor planejamento na hora de construir estradas seria factível e altamente necessário tendo em vista a grande diversidade ecológica no país. Mas para isso a manutenção de estruturas para mitigação de atropelamentos e uma legislação que obrigue as concessionárias de estradas a se preocupar com os efeitos ecológicos causados pela construção das estradas é fundamental. Uma maior divulgação dos danos que as estradas podem causar à biodiversidade pode ajudar a conscientizar a população em cobrar de seus governos e empresas (concessionárias) maiores ações para combater os efeitos negativos das estradas.

Recomendação


Este artigo é recomendado a todos que tenha interesse pela área de ecologia e/ou tenham algum interesse pela área de ecologia de estradas.

Melissa Lemos dos Santos
Acadêmica do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do ABC (UFABC)


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